Nesta quarta-feira, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor, e a equipe Brissac & Fonteles vem parabenizar todos esses docentes, os quais dedicam suas vidas para educar e transmitir novas formas de conhecimento aos futuros profissionais.
Apesar do dia em homenagem aos professores ter origem em 1827, ano em que Dom Pedro I criou o Ensino Elementar do Brasil, foi somente mais de cem anos depois, em 1947, que o professor paulista Salomão Becker teve a ideia de criar, oficialmente, um dia para homenagear aqueles indivíduos que se dedicam à arte de ensinar. Desse modo, a data estabelecida coincidiu com o mesmo dia escolhido pelo ex-imperador do Brasil: 15/10.
Minha primeira experiência com a magistratura foi em 2011, lecionando noções básicas de direito trabalhista e previdenciário em um curso técnico. Naquele momento, despertou em mim a paixão pela docência.
Em 2014, mais preparado, aceitei o desafio de lecionar no curso de Direito, uma responsabilidade gigantesca, talvez a maior da minha carreira, pois iria participar do preparo de uma nova geração de juristas, que enfrentariam um início de carreira muito difícil, mas que poderiam construir histórias incríveis dali em diante.
Desde o início, ficou claro como ser um professor me fazia um advogado melhor. A necessidade de constante estudo e atualização, e a vontade de estar sempre com a resposta certa para as dúvidas dos meus alunos, me levavam a estudar cada vez mais, ser mais organizado e buscar sempre mais de uma linha de pensamento sobre cada tema, objetivando instigar o debate em sala de aula.
Ensinar também contribuiu muito para as minhas atividades jurídicas, haja vista que todo professor aprende muito através do contato com os alunos e com as experiências trocadas em sala de aula.
Ser advogado também me ajuda a lecionar, pois mais do que transmitir o conteúdo programático do curso, consigo incorporar nas aulas minhas próprias experiências no mundo jurídico, fazendo uma maior aproximação dos meus estudantes com a prática forense e a realidade dos tribunais.
Na minha vida, a prática da advocacia e do magistério no ensino jurídico estão intrinsecamente relacionadas. Nesses tempos difíceis, é essencial que não busquemos apenas o ensino, mas a inspiração dos nossos educandos.
Parabéns a todos os professores!
Gustavo Fonteles
Sócio do Escritório Brissac & Fonteles Advocacia