Como já vimos em artigo anterior, a governança corporativa traz a ideia de um conjunto de princípios e institutos voltados à otimização da gestão das companhias. Ela garante que os processos e as estratégias estão sendo corretamente seguidos, além de promover uma cultura de prestação de contas na empresa.

Com a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, ficou evidente a necessidade das empresas serem capazes de se adaptar a um cenário inédito e inesperado. Nesse contexto, ganha cada vez mais espaço a cultura de adoção dos fatores ESG: Environmental, Social and Governance, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança.

Environmental: assuntos ligados a temas ambientais, como gestão de resíduos, sustentabilidade, energias renováveis, biodiversidade, etc.

Social: assuntos ligados à esfera social, ou seja, relações com a comunidade, colaboradores e fornecedores, proteção de
dados e privacidade, satisfação dos clientes, direitos humanos e trabalhistas.

Governance: engloba as providências de administração ética do negócio, transparência na prestação de contas à sociedade e combate à corrupção.

Nos últimos anos, cada vez mais investidores estão colocando o conceito de “investimentos responsáveis“ como fator decisivo na alocação de recursos. Globalmente, mais de US$30 trilhões em ativos são gerenciados por fundos que definiram estratégias sustentáveis.

As empresas que adotarem tais medidas terão marca corporativa mais forte, terão menos problemas legais, com um compliance mais efetivo, sendo mais atraente para investidores e, consequentemente, com uma redução de custos e maior facilidade para identificar as oportunidades de negócios.

Por outro lado, é importante que a cultura ESG não seja tratada de maneira apartada, mas como elemento da estratégia e da gestão e, portanto, em permanente conexão com as perspectivas de resultado, lucro, conformidade legal e valor das empresas.

Acompanhe nosso site para mais informações sobre governança corporativa e compliance e como implementar em sua empresa. Para mais informações sobre este e outros temas, nos contate através do e-mail contato@brissacefonteles.adv.br ou em uma de nossas redes sociais.